Claustrofobia

ESPAÇO: simples, natural, necessário, vital, em defasagem dentro dessa lata.

Uma lata de 22 metros por 3. Lotação: 75 pessoas.

Eu entro, me acomodo, olho para as outras sardinhas. Sardinhas vestidas com casacos, dentro de uma lata fechada, quente, com o ar condensando nas janelas. Sardinhas provavelmente doentes contaminando o meu ar, me contaminando.

AR: simples, natural, necessário, vital, em defasagem dentro dessa lata.

Eu aqui prensada entre um vidro e as costas de uma sardinha gorda. Falta ar, falta espaço.

A cabeça girando. NÃO TEM AR SUFICIENTE PARA TANTA GENTE! Tudo fechado. Começa a dor de cabeça. A gorda desencosta (graças a Deus!). Mas não melhora. Começa a tontura. Abro os olhos. Atendo o celular, falo com dificuldade. A tontura piora. Desligo.

Cada vez pior. Olho para fora. Ruas, árvores, carros, pessoas, espaço. A janela embaçada. Pontadas no estomago. O gosto do pastel que eu engoli antes de entrar no ônibus, o gosto voltando. O pastel quer subir, até ele quer espaço.

Me esforço para não encher de pastel semi-digerido a blusa com estampa de bolinhas da maldita sardinha gorda.

Um lugar fica vago. Eu me sento, tiro o caderno da bolsa e começo a escrever para me distrair. A senhora do meu lado observa cada palavra do começo desse texto.

FODA-SE! NUNCA ME IMPORTEI COM A OPINIÃO DOS OUTROS, POR QUE COMEÇAR AGORA?!

A tontura melhora. Mas a dor de cabeça e a ânsia continuam.

Vou escrevendo o rascunho desse texto até chegar perto do meu ponto. Guardo o caderno e desço. Vou até em casa cambaleando, com o gosto de pastel na boca.

– Aguenta ai, amigo!

Tropeço na escada, procuro as chaves, entro em casa me arrastando até o banheiro. Lavo o rosto, tiro a roupa e me jogo embaixo do chuveiro. A água morna vai me acalmando. A dor de cabeça passa e a de estomago também. Termino de escrever o texto.

E vivo feliz para sempre

Até entrar de novo no ônibus.

Deixe uma resposta

